segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tratamento Fitossanitário em Hortaliças com a Bio Orgânica

Começa no manejo do solo. Solo equilibrado proporciona à planta condições de desenvolvimento sadio e produtivo. “Alimente seu solo que ele alimentará sua planta” Albrecht.

*
Já é sabido que o uso de herbicidas dessecantes em área total em fruteiras, diminui a biodiversidade do solo, afeta micorrizas, diminui matéria orgânica e microrganismos benéficos no solo, degradando e desequilibrando totalmente o sistema solo. Como consequência aumenta-se as doenças de solo e parte aérea, nematóides, deficiência de fósforo e micronutrientes.
*
Quando se tem o objetivo de construir a fertilidade do solo nas culturas de frutíferas, tem-se de alcançar e fazer adubação para o teor de Cálcio atingir 60 a 65% da C.T.C., Magnésio 12 a 15% e Potássio 4,5 a 6%, sempre com insumos que não afetem a vida do solo. Cloretos (KCl, CaCl2) matam microrganismos benéficos e são facilmente lixiviáveis. No caso de hortaliças a nível de potássio pode ser de 3,5% da C.T.C. sendo os demais nutrientes os mesmos. Não exceder 100 Kg/ha de N. Sempre colocar organomineral + N.
*
Fósforo: elevar para acima de 25 ppm sempre com fosfatos naturais, pós de rocha, adubo organomineral, farinha de osso. Evite o uso de supersimples e supertriplo, pois tem reação ácida no solo e reagem muito rapidamente com Ca, Al, Fe indisponibilizando o P. Adubos orgânicos aumentam a vida das bactérias solubilizadoras de P aumentado os teores disponíveis para as plantas.
*
Enxofre: 20 ppm (colocar em forma de sulfatos, enxofre elementar, pós de rocha)
*
Micronutrientes: Boro 1ppm, Cu 2ppm, Mn 15 a 18 ppm, Zn 4 a 5ppm, Fe 20ppm (para frutas vermelhas elevar a 50 ppm),
*
Caso tenham interesse em fazer uma adubação que construa fertilidade e equilibre o solo, envie amostras de solo para eu analisar e fazer a recomendação completa. Junto coloque o que já foi colocado ou o que vem fazendo em termos de adubação, irrigação, insumos utilizados, resíduos orgânicos, cinzas, cascas, estercos, que possuem no local.
*
Como fonte de boro para o solo, sugerimos espalhar em área total Base Boro (Ulexita), a qual tem 11,9% de boro e custa pelo menos 30% a menos que outras fontes de Boro.
*
Cebola e Alho

Calda Bordalesa

Pode-se intercalar pulverizações de Calda Bordalesa com Sulfocálcia a 0,5 a 1% ajuda no controle de tripes e pulgões. Iniciar com Calda Bordalesa e depois de 21 dias a sulfocálcica. Minture Bio Silício (2%) à Calda Bordalesa na segunda aplicação.
*
Pragas: Tripes, lagartas, ácaros: FloraNeem 1% quando notar a presença das pragas. Pulverizar no início da infestação. Pulverizar no início das infestações.
*
Bio Fish: Pulverização de 1 L/ha no pré-florescimento sozinho ou junto com micronutrientes. Aumenta pegamento e enchimento de frutos.
*

BETERRABA




O principal problema no cultivo da beterraba é o ataque de fungos nas folhas, como a Cercospora e doenças de solo conhecidas como Dumping-Off. Para se controle deve-se aumentar os teores de Cálcio para 50% da CTC, elevar os teores de cobre e boro no solo, para 2 e 1 mg/dm3 respectivamente. Não exagerar na adubação com nitrogênio e irrigar adequadamente, sem excessos.
*
Para aumentar o vigor da plantas, pulverizar Bio Fish a 0,5% aos 15 e 45 dias após emergência
*
Doenças



Se houver muito problema com fungos de solo, pulverizar com Trichoderma (Itaforte) o solo e colo das plantas logo no início do desenvolvimento. Irrigar adequadamente, pois se faltar ar no solo pode ocorrer besouros e aumentar doenças. Parcelar ao máximo a adubação com nitrogênio e aumentar os teores de Cálcio para 50% da CTC, cobre e boro para 2 e 1 mg/dm3 pelo menos.
*
Pulverizações: Calda Bordalesa

Misturar a Calda Bordalesa 0,5% de Bio Silício na primeira pulverização e e terceira pulverização.
*
Pragas: pulverizar no início do aparecimento das pragas. Usar FloraNeem 1%.
*
Se aparecer ácaros, pulverizar Sulfocálcica a 0,5% sempre distante da pulverização de FloraNeem.
*

Tomate

Calda Bordalesa



Pode-se intercalar pulverizações de Calda Bordalesa com Sulfocálcia a 0,5% ajuda no controle das doenças, tripes e pulgões. Iniciar com Calda Bordalesa e depois de 21 dias a sulfocálcica. Misturar Bio Silício (2%) à Calda Bordalesa na segunda aplicação e a cada 42 dias.
*
Bio Fish : 3 pulverizações a 0,5% no pré-florescimento e outra após um mês, sozinho ou junto com micronutrientes. Aumenta vigor da planta, pegamento e enchimento de frutos.
*
Controle de Pragas: FloraNeem 1% quando notar a presença das pragas. Pulverizar no início da infestação. Pulverizar no início das infestações conforme a tabela de Níveis de Ação.
*
Tabela 2. Níveis de ação utilizados para tomada de decisão no manejo integrado de pragas (MIP), para o grupo de pragas monitoradas.


Os níveis de ação para os insetos vetores de vírus são obtidos através do método de “batedura” de pano, batendo-se aleatoriamente os ponteiros de 10 plantas por parcela, contando-se o número de insetos. Exceção fez-se para B. tabaci biótipo “B” que são numericamente observadas quando se agita a planta, obtendo-se o número médio de insetos por 10 plantas.
*
Para Tuta absoluta são realizadas avaliações nas folhas da região mediana ao ápice da planta em 20 plantas aleatórias por parcela, tomando-se a decisão de controle quando 25% das plantas amostradas com larvas vivas. Para decisão de controle desta praga na fase de frutificação, são realizadas amostragens de quatro pencas/planta em 20 plantas aleatórias por parcela, aplicando-se defensivo quando 5% das pencas apresentam frutos atacados.
*
Com relação às brocas, são observadas visualmente duas pencas de frutos em 20 plantas por parcela, totalizando em média 200 frutos, tomando-se a decisão de controle quando 1% destes frutos estão danificados.
*
As avaliações devem ser realizadas a cada sete dias e quando se atinge o nível de controle, são feitas as aplicações dos produtos em todas as parcelas do tratamento.
*
A nível prático: quando inicia o ataque das pragas. Se as pragas não diminuírem em 3 dias, aplicar novamente. Intervalos de 15 dias entre as pulverizações, em manejo preventivo, é boa prática.
*

Batata

Calda Bordalesa



Pode-se intercalar pulverizações de Calda Bordalesa com Sulfocálcia a 0,5 a 1% ajuda no controle das doenças, tripes e pulgões. Iniciar com Calda Bordalesa e depois de 21 dias a sulfocálcica. Misturar Bio Silício (2%) à Calda Bordalesa na segunda aplicação e a cada 42 dias.
*
Bio Fish: 3 pulverizações a 0,5% no 30, 60 e 90 dias após emergência, sozinho ou junto com micronutrientes. Aumenta vigor e enchimento dos tubérculos.
*
Controle de Pragas: FloraNeem 1% quando notar a presença das pragas. Pulverizar no início da infestação.
*
FloraNeem controla as principais pragas da batata, como pulgões, lagarta rosca, Spodoptera, traça (Phthorimaea operculella), Besouros, Ácaros, Mosca-minadora, cigarrinha,
*
Aplicar o FloraNeem desde o início
*
A nível prático: quando inicia o ataque das pragas. Se as pragas não diminuírem em 3 dias, aplicar novamente. Intervalos de 15 dias entre as pulverizações, em manejo preventivo, é boa prática.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger